"A felicidade é o caminho"
- Bobby Vini
- 7 de dez. de 2016
- 2 min de leitura

Não sabia que essa escolha deveria ser tomada por mim. Na realidade tinha um entendimento restrito e fechado para as coisas, e ainda não cheguei ao estado que encaro ideal. Até achava que deveria buscar por uma felicidade plena, o que me tornava quase sempre depressivo e frustrado por nunca saber o que fazer para alcançá-la e mesmo fazendo sacrifícios, ela parecia tão longe de mim.
Hoje vejo mais claramente e entendo de forma mais profunda e libertadora a ideia sobre felicidade. Não que tenha parado minha busca por entendimento e clareza, mas hoje posso dizer que tudo faz mais sentido para mim, por estar me conhecendo melhor e por entender as coisas ao meu redor.

Quando você pensa na felicidade como escolha, parece soar um tanto presunçoso. Pois tantas pessoas passam por tanto sofrimento cuja escolha está fora de cogitação e mesmo que se estivesse em seu poder, dores e sofrimentos não deixarão de acontecer, pois felicidade não significa a isenção dessas coisas ruins que acomete todos os seres na face da terra.

Por isso que ser feliz é um estado de espírito e não uma situação que devemos esperar chegar, ou um lugar para alcançar em sentido físico. O estado de felicidade difere de pessoa para pessoa. Certa situação de vida pelo qual eu não suportaria, existem muitas pessoas nessas mesmas situações que se consideram realmente felizes. Por isso que encaro hoje a felicidade mais como aceitação, satisfação e gratidão, onde seu espírito encontra paz e alegria no modo como você leva a vida. Dessa forma as palavras “Felizes os que choram, pois serão consolados” faz sentido quando você pensa no fato de que não existe quem viva 100% ou a todo momento feliz.

É aí que entra nosso poder de fazer escolhas e definir nosso destino. Quando passamos por situações adversas, por mais triste e desesperadora que seja, temos a chance de encarar de forma feliz ou infeliz. É nesse sentido que o fracasso não define se a pessoa tem felicidade e onde sucesso e dinheiro, não a definem também.

Essa é a parte onde a minha mais louca e preferida teoria entra. Uma das frases de Gandhi que significam muito para quem sempre esteve em uma busca obstinada pela felicidade. “Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho”. A cada ação nossa temos a decisão em nossas mãos de fazer o que nos faz feliz ou continuar seguindo com aquilo que nos aborrece e nos torna infeliz, simples assim.

Não sei você, mas encontro felicidade naquele minutinho a mais que consigo ficar na cama antes de acordar, em tomar o café da manhã junto de alguém que amo, durante o percurso para o trabalho admirar a neblina do dia amanhecendo e poder por vezes conferir o sol nascendo, trabalhar dando meu melhor e me superando cada dia limitações que nem sabia poder superar, no fim de semana ao receber o abraço de minha avó perceber o quanto traz felicidade tê-la por perto, também aqueles amigos que o faz perder a noção do tempo de tão agradável companhia.
Aproveite a felicidade que a vida traz. Viva a felicidade.
Comments