Qual é sua tribo?
- Bobby Vini
- 26 de ago. de 2016
- 3 min de leitura

Graças aos nossos ancestrais, os índios brasileiros, que dessa forma se organizavam social e culturalmente, dividindo funções e responsabilidades a todos, hoje conseguimos entender claramente seu significado. Mas hoje também se tem usado essa palavra para se referir a microgrupos urbanos de pessoas, que compartilham os mesmos gostos, costumes, modos de se vestir e muitas vezes até o jeito de pensar. Tendo o objetivo de formar redes de amigos que tenham os mesmos interesses.

Uma das tribos urbanas que considero bem conhecida e interessante é a dos Hippies. Apesar de ter surgido nos anos 60, até hoje podemos ver pessoas que seguem à risca esse mesmo modo de vida, ou que pelo menos esteja em contato com a natureza, ou leva uma vida desapegada de coisas materiais.
Justamente pela necessidade do ser humano querer se identificar com algo, ou fazer parte de um grupo, que surgem as tribos urbanas. Para encontrar pessoas que tenham os mesmos anseios e gostos que você. Pode ser que encontre muito preconceito por fazer parte de uma, mas em contrapartida levar um estilo de vida intenso que você realmente goste.
Pessoalmente, acho que não sou de nenhuma tribo, por justamente não conseguir me definir, ou por não gostar de rotular a mim mesmo e as coisas. Mas duas tribos que tenho bastante contato e tenho bastante amigos, é a dos Otakus e Geeks. Tenho interesses em comum e gosto bastante de coisas que eles gostam, mas assim como, por eu apreciar e achar magnífico o modo de vida dos Hippies e até trazer alguns princípios deles para a minha vida, não faz que eu seja parte da tribo, isso também serve para as outras.
Muitas pessoas confundem esses dois grupos e não sabem a diferença entre eles, também confundem os Geeks com os Nerds. Mas qual a diferença entre Nerds, Geeks e Otakus?
A palavra Nerd começou a ser usada com sentido pejorativo, para descrever pessoas muito inteligentes para sua idade, e que prefere atividades intelectuais a outras mais populares para sua época. Atualmente usa-se a palavra para falar de alguém superinteligente, e que é fascinado pelo conhecimento e tecnologia.

Os Geeks, diferentes dos Nerds, não são necessariamente superinteligentes, mas também compartilham do mesmo fascínio pela tecnologia. Apesar de também ser usado inicialmente com conotação pejorativa, hoje em dia tem-se sido mais aceito entre eles mesmos serem chamados assim. O que faz dele uma pessoa excêntrica é a sua concentração e paixão, em seus próprios assuntos de interesse particular, que geralmente são intelectuais e complexos, seja na tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos, filmes, livros, histórias em quadrinhos, animes, séries ou por qualquer novidade nessas áreas.

A palavra Otaku em japonês é originalmente um tratamento respeitoso na segunda pessoa, mas depois começou a ser usada para designar alguém que seja fã de algo em grande exagero, e que depois acabou tendo conotação pejorativa entre eles. Nos outros países, normalmente usa-se essa palavra para tratar de grupos amantes da cultura japonesa, e que também são fãs de animes e mangás.

No Brasil são realizados vários eventos direcionados a essas tribos urbanas, e cada vez mais vêm agregando pessoas com gostos semelhantes. Destaque para eventos de Matsuri Dance ou Bom Odori Moderno, valorizando a linda cultura japonesa. Que inclusive acontecerá nesse sábado, 27/08/2016, às 18:30 e será realizado na Associação Japonesa de Ribeirão Preto, e no fim de semana de 09 e 10 de setembro na Associação Nipo Brasileira em Jaboticabal. E também juntando todas essas tribos e outras na Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP, será realizado nesse domingo dia 28/08/2016, o Super Ribeirão Preto Anime Fest, das 11:00 às 19:00, na Avenida Costábile Romano, 2201, Ribeirão Preto – SP. trazendo muita diversão, convidados fantásticos, um público maravilhoso, em que muitos inclusive são Cosplayers.
Evento Super Ribeirão Preto Anime Fest em Ribeirão Preto – SP:
O diferente, o novo, e o fora do padrão não precisa ser errado ou ruim. Dê uma oportunidade! Abra sua mente.
Comments