Um salve em Libras para você
- Bobby Vini
- 8 de ago. de 2016
- 2 min de leitura

Olá para você que está à procura de algo novo em Libras ou simplesmente caiu de paraquedas, não vá embora! Temos de tudo para todos os gostos! E para os curiosos esse é um prato cheio, porque para quem aprende Libras, a curiosidade é sempre bem-vinda.
Exercite sua imaginação e curiosidade e estará com bastantes vantagens no mundo, onde o visual é o mais importante. Você já ouviu que para aprender um novo idioma, o melhor é a imersão? Pois bem, isso funciona de forma mais eficiente de modo que o aprendiz começa a pensar no idioma em questão e por isso aprende mais fácil.
Para você pensar em Libras, não tente ligar o sinal a alguma palavra em português, não é assim que funciona. Tente desenhar uma imagem na sua cabeça para os sinais. Por exemplo, quando for fazer o sinal de MÃE, imagine a sua mesmo e associe ao sinal. Se for o sinal para algo mais abstrato, como trabalho ou sentimentos, tente desenhar em sua mente o que você imagina quando pensa nessas palavras. Um DENTISTA, imagine ele espirrando água em sua boca, para o AMOR, imagine sua avó preparando um cafézinho de manhã em um domingo. Procure fazer exercícios assim e você será bem-sucedido e terá um bom início em seu aprendizado.
Uma das características da Libras é a Configuração de Mão. Cada sinal tem um modo de ser feito e muitas vezes originam-se do alfabeto manual, mas não é sempre assim, quase sempre tem um modo específico para se fazer o sinal. Então deixarei aqui algumas configurações de mãos e alguns sinais que são feitos com elas. Espero que possa praticar os exercícios abaixo com esses sinais e desapegar um pouco do português.
Bora exercitar!

Essa é a configuração para a Letra A, e também para muitos sinais, um deles é o sinal PIPA, onde o sinal com a mão fechada simula segurar e movimentar uma linha como se estivesse empinando e controlando uma pipa no ar. E para o sinal de PRECISAR usa-se as duas mãos na horizontal, palmas para trás lado a lado e balançar as mãos para baixo e para cima, duas vezes, com a testa franzida.

Essa configuração é da mão horizontal fechada, palma para a esquerda, polegar distendido. Para o sinal de MULHER usa-se essa configuração e passar o lado do polegar sobre a bochecha, em direção ao queixo.

Essa é a configuração para a Letra S, e usa-se para outros sinais como para LARANJA e SÁBADO, cujo uso dá-se em diante da boca, S em vertical, palma para a esquerda, abrindo e fechando ligeiramente. Nesse caso a diferenciação dos sinais percebe-se pelo contexto.

Esse configuração é para mostrar a mão fechada e o dedo polegar entre o indicador e a palma da mão, ou entre o dedo médio. Para se fazer o sinal de QUASE usa-se essa modo com a palma para cima, distendendo o polegar para cima.

Essa é a configuração para a Letra E, e usa-se para o sinal ÉTICA, onde as duas mãos encostam no peito, palmas uma de frente para a outra e abaixar juntas as mãos até a altura do umbigo.
Fique ligado que em uma próxima matéria traremos mais assuntos como esse.
Comments